#curiosidade - 7 fatos sobre o sono que podem arruinar ou salvar a sua vida

06-02-2012 11:54

 

Dormir demais ou de menos pode fazer você ganhar peso, pegar um resfriado e até bater o carro, sem contar os problemas de saúde que noites mal dormidas podem trazer.

 

Seja por excesso de trabalho ou de diversão, há um aspecto muito importante que acaba sendo deixado de lado: o sono. Uma noite bem dormida é capaz de repor as energias necessárias para enfrentar situações de grande desgaste físico ou mental na rotina diária. Mas o que muitos não levam em conta é o fato de que o ato de dormir é essencial para as nossas vidas.

Se o sono não fosse essencial, poderíamos encontrar na natureza exemplos de animais que não dormem ou que não sofrem consequências por longos períodos de atividade. Mas de acordo com um artigo científico publicado na plataforma PLoS, todo animal minimamente complexo precisa de algo semelhante ao que chamamos de sono. Por incrível que pareça, até os insetos dormem.

Não podia ser diferente no caso dos seres humanos. Dormir traz inúmeros benefícios ao nosso corpo, que vão desde a manutenção de um sistema circulatório mais saudável até o aperfeiçoamento de funções cognitivas, como a concentração e a memória. Portanto, é de se esperar que esse processo cause impactos enormes em nossa vida e que possamos aprender a usá-lo em benefício próprio.

comentarios

Não foram encontrados comentários.

Novo comentário